sexta-feira, 22 de junho de 2012

Procedimento de Seleção Simplificada para Contratação de Professor Substituto



Iniciando a atividade final da disciplina de Diplomática e Tipologia Documental, o grupo Classifica em 020 abre esse post trazendo um esboço introdutório das idéias que, posteriormente,  pretendemos colocar em prática. A tarefa básica, a princípio, é escolher um documento que faça parte da documentação do Decanato de Gestão de Pessoas da UnB, mapear seu trâmite, seus procedimentos, verificar a normatização existente que o embasa e, a partir disso, propor melhorias, caso os mesmos existam, ou criar uma nova normatização e identificar os responsáveis por cada etapa.
O grupo Classifica em 020 escolheu o seguinte: Procedimento de Seleção Simplificada de Professor Substituto. Para que todos possam entender onde exatamente nossa escolha está inserida, aí vai um pequeno resumo:
“Existem dois tipos de Procedimentos de Seleção Simplificada: os direcionados a professores efetivos e aqueles direcionados a professores temporários. Sendo que o referente a professores efetivos estão divididos em níveis de associado, adjunto e assistente e os professores temporários em substituto, visitante, colaborador e voluntário. Portanto, a seleção escolhida é de professor temporário e mais especificamente, substituto.”
O que fizemos até agora? Visitamos o arquivo intermediário do CEDOC, onde a documentação do DGP está sendo tratada e tivemos acesso aos documentos da Seleção Simplificada até o ano de 1999, por amostragem. Queremos comparar o procedimento dessa documentação antiga com o procedimento atualmente adotado e verificar quais as mudanças ocorreram, para tanto visitaremos o DGP. De antemão, alguns novos procedimentos já conseguimos identificar quando comparamos a documentação de até 1999 com a nova listagem do procedimento disponível do site do DGP. Como exemplo, houve uma mudança quanto ao departamento que autoriza a seleção simplificada: antes era a própria reitoria, já hoje é o DGP. Essa constatação só foi possível a partir da análise do trâmite proporcionada pela amostra de documentos coletada. E por falar no trâmite, conseguimos (apesar de existir a possibilidade de mudanças) mapeá-lo.
Antes: Departamento – Vice Reitoria - SRH – Departamento – Vice Reitoria -Departamento –SRH
Hoje: Departamento - Decanato de Gestão de Pessoas - Departamento – Decanato de Gestão de Pessoas
Percebemos, então, o encurtamento do procedimento. O próximo passo é fixar o trâmite bem como as razões de sua mudança e seguir com a idéia porposta no começo do post. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário